Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Colombo vai aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar


Prefeita recebe equipe e representantes de diversos setores que apresentaram a carta de intenção de adesão ao Sisan
Com o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, a Prefeita Beti Pavin sinalizou nesta quarta-feira, 15, a intenção de inserir o município ao Sistema Nacional de Segurança Alimental e Nutricional – SISAN. “Com este modelo vamos implantar novas ações e programas que irão reafirmar as garantias nutricionais da nossa população”, disse a Prefeita.

Para tanto, as secretarias da Saúde, Educação e Esporte, Agricultura e Abastecimento, Planejamento e Ação Social e Trabalho apresentaram uma carta para estabelecer esta iniciativa em Colombo. Agora, será necessário aprovar uma lei sobre o assunto, a qual criará os três componentes necessários para adesão ao Sisan. E estes itens são: o Conselho Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, presidido pela sociedade civil, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimental e Nutricional – Caisan, gerido por um grupo de secretários articuladores das ações e a realização de Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sobre o Sisan

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. 

O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) proposto pelo Sisan é realizado quando cada homem, mulher ou criança, quer vivam sozinhos ou em grupo, tenham acesso a alimentos adequados e saudáveis ou aos meios necessários para obter esses alimentos de forma permanente, sustentável e emancipatória.

Iniciativa que começa a ser discutida em Colombo visa assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)
Na ocasião de apresentação da carta de intenções à Prefeita Beti Pavin estavam presentes os secretários da Saúde, Fernando Aguilera, da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, a equipe técnica da Saúde: as nutricionistas Eloyse Ceschim, Isabele de Brito, Bianca Aquino e Ana Paula Kulig, a representante da Câmara Estadual Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, Iva Sandra, que destacou a importância e as vantagens do município em implantar uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional-CAISAN.

Também participaram a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional-CONSEA, Maria Milek, e representando as secretarias da Agricultura e Abastecimento, o diretor Edson Guarise e a do Planejamento, a diretora Lis Alberti.
Fonte  Prefeitura de Colombo
Foto: João Senechal/PMC


Colombo vai aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar Reviewed by Ivan de Colombo on 12:10 Rating: 5
All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.