Top Ad unit 728 × 90

Noticias
[post_ad]

Escolas municipais desenvolvem Projeto Cidadão Ambiental Mirim


Professores de 25 escolas participam de oficina e visita técnica em empreendimentos do Circuito Italiano
Professores de 25 escolas participam de oficina e visita técnica em empreendimentos do Circuito Italiano
A primeira oficina pedagógica com professores de 25 escolas da rede municipal de ensino de Colombo foi realizada no dia 10, por meio do projeto Cidadão Ambiental Mirim. Na ocasião, os profissionais da educação participaram na prática de atividades em propriedades do Circuito Italiano de Turismo Rural.
Envolvidas no processo, as secretarias da Educação e Esporte e da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e de Meio Ambiente permitiram aos professores visualizar de que forma podem realizar uma visita técnica com seus alunos, aliando os conceitos de sala de aula com as atividades apresentadas nos empreendimentos do Circuito.
“Este turismo pedagógico vai contribuir e destacar a importância da preservação e da conservação ambiental para estas escolas e professores que querem com mais consistência e intensidade desenvolver estas questões com seus alunos”, disse a secretária da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin.
Para iniciar os trabalhos do dia, na parte da manhã, os professores participaram de uma palestra sobre Turismo Pedagógico com o professor da Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Harry Alberto Bollmann, que orientou a respeito das formas de estruturar as atividades práticas em consonância com o conteúdo de sala de aula.
Posteriormente, o grupo saiu em visita ao Parque Municipal Gruta do Bacaetava e a dois empreendimentos do Circuito, a Chácara Engenho Verde e o Restaurante É da Pam. A tarde, a visita aconteceu no Sítio Mãe Terra com atividades e discussões sobre sustentabilidade, entre outros temas correlatos. Por fim, os professores preencheram uma ficha ao qual detalharam as impressões das visitas.
“Estamos oferecendo em conjunto com as demais secretarias e departamentos ferramentas para estes profissionais trabalharem com as crianças o que temos em nosso município e como devemos preservar, seja nos equipamentos públicos como também com ações simples em suas casas”, explicou o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
Cidadão Ambiental Mirim
O projeto Cidadão Ambiental Mirim tem a finalidade de promover a conscientização dos alunos das escolas municipais quanto a importância do cuidado e do respeito ao meio ambiente, além de informar à população os diferentes programas ambientais existentes na cidade.

“Com este projeto é oferecido suporte teórico-metodológico aos docentes, para o encaminhamento de ações e projetos interdisciplinares voltados a formação cidadã dos alunos e que também colabora para a ampliação da consciência socioambiental nas realidades de vida da população”, disse a assessora pedagógica da secretaria da Educação e Esporte, Dalva Simone Strapasson Dias.
Turismo Pedagógico
Grupo irá trabalhar em sala de aula com seus alunos as vivências do turismo pedagógico praticado em Colombo
Grupo irá trabalhar em sala de aula com seus alunos as vivências do turismo pedagógico praticado em Colombo
O projeto Turismo Pedagógico foi idealizado a partir de uma viagem técnica realizada em 2013, a cidade de Joinville (SC). Em função disto, esta iniciativa foi estruturada visando a adequação das propriedades do Circuito Italiano que aderindo ao projeto, se tornarão referências quando se fala em sustentabilidade e gestão ambiental.
“Este diferencial irá partir de ações simples de manejo de resíduos sólidos, conservação da água, tratamento de esgoto e aproveitamento energético são exemplos de boas práticas direcionadas a sustentabilidade que só tem a agregar com a atividade turística do município”, disse a diretora de Meio Ambiente, Daniele Gasparin.
Ao todo participaram 56 professores, técnicos da Educação, do Turismo, da Cultura e do Meio Ambiente.

  
Foto: João Senechal/PMC
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo
Escolas municipais desenvolvem Projeto Cidadão Ambiental Mirim Reviewed by Ivan de Colombo on 20:02 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Blog Ivan de Colombo © 2014 - 2015
Powered By WordPress24x7

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.